domingo, 20 de abril de 2014

Surdocegueira e Deficiência Múltipla



DIFERENÇAS ENTRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, SUAS NECESSIDADES BÁSICAS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Ana Lice Vicente de Meneses


A surdocegueira é uma terminologia adotada mundialmente para se referir a pessoa que tem perdas visuais e auditivas concomitantes em diferentes graus. ( MAIA 2011). E está dividida em: surdocego total, surdocego com surdez moderada associada com resíduo visual, surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira e surdocego com perdas leves, tanto auditivas quando visuais.
São consideradas pessoas com deficiências múltipla aqueles que tem mais de uma deficiências associada, a qual é condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associação diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente o funcionamento individual e o relacionamento social. (MEC/ SEESP, 2002).
As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas que desafiam a escola e os profissionais que trabalham com elas.
Na elaboração de situações de aprendizagem a serem realizadas para que se consiga resultados positivos durante o processo de inclusão delas na escola comum, faz-se necessário dar atenção a dois aspectos de muita importância no processo de aprendizagem desses alunos, que são: A comunicação e o posicionamento.
Todas as pessoas possuem os seus sistemas de comunicação, mesmo que em diferentes níveis de simbolização e com várias maneiras. É de fundamental importância ficar atento ao contexto no qual os comportamentos, as manifestações ocorrem e sua frequência, para assim compreender melhor o que o aluno tem intenção de comunicar e responder. Em relação ao posicionamento, é indispensável uma boa adequação postural, onde o aluno fica sentado na cadeira de rodas ou em uma cadeira comum ou de forma deitado, de maneira confortável em sala de aula para que possa fazer uso de gestos ou movimentos com os quais tenham a intenção de comunicar-se e participar de atividades realizadas em sala de aula.
Para atender as necessidades específicas das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla primeiramente é facilitar o desenvolvimento do esquema corporal dessa pessoas, pois o corpo é a realidade mais imediata do ser humano, porque é a partir e por meio dele descobre o mundo e a si mesmo.
Para todo e qualquer aluno, é necessário repensar a organização espacial da escola e da sala de aula a que pressupõe a mobilidade dos alunos com surdocegueira.
Os espaços escolares e suas organizações, precisam refletir a vontade de incluir, não só com construções de banheiros acessíveis, sinalização e alargamento de corredores, mas com posturas e práticas pedagógicas que incentive a livre circulação e o conhecimento de todos os alunos e especialmente, dos alnos com deficiência.

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